Hobbies diminuem estresse e ampliam criatividade e relacionamentos

Hobbies são atividades, passatempos, usualmente diferentes das atividades corriqueiras. Sua importância para a satisfação e equilíbrio são inúmeras, entre elas mudanças temporárias nos hábitos de pensar, sentir e agir da pessoa.

Como resultado dessas experiências é possível experimentar, entre outras, a redução dos níveis de estresse, aumento da sensação de realização, ampliação das redes de relacionamentos e criatividade, o que traz prazer e contentamento.

Para alcançar esses benefícios, dedique um tempo para procurar algo que lhe interessa. Lembre-se que gastamos muito tempo com atividades não importantes, por isso foque mais em você, em descobrir algo que lhe seja prazeroso, criativo, agregador e relaxante.

Como encontrar novos ou antigos hobbies?

  • Era uma vez: Reveja em sua infância o que gostava muito de fazer. Talvez alguma coleção, coisas que gostava de construir, instrumentos que tocava, desenho, esportes…
  • Procure um tesouro: visite lugares diferentes, feiras de artesanato, museus, lojas de esporte, entre outros, e observe o que lhe chama atenção. Quem sabe encontrará algo para dedicar-se com prazer.
  • Faça diferente: dedique-se a atividades que são diferentes do seu dia-a-dia, como atividades de aventura, leituras não técnicas, gastronomia, dança, esportes, encontro com grupos de pessoas, trabalho voluntario, teatro, etc…
  • Isso eu já fiz: quem sabe você já teve um hobby que acabou esquecendo ou então projetos maravilhosos que não saíram do papel.
  • Mudança para já: veja o que você gostaria de estar fazendo diferente neste momento, aqueles pensamentos que passam pela cabeça em frações de segundo. Essas vontades podem se transformar em um hobby.

Feita a descoberta, o importante é começar! Não existe um tempo ou prazo ideal para a realização da atividade, mas quanto mais você estiver envolvido mais você sentirá os benefícios da ampliação da sua visão de mundo, autoconfiança e aumento do repertório intelectual e vivencial, além de altos índices de felicidade.

Hobby X Autoestima

A prática de um hobby possibilita desenvolver novas habilidades e competências, gerando, por consequência, o aumento da autoestima. No entanto, essa atividade deve ser prazerosa, ao mesmo tempo que traz reconhecimento pessoal, e não possuir recompensas financeiras. Pessoas que possuem hobbies e, portanto, autoestima positiva, tendem a serem mais felizes. Não é uma regra, pois há outros fatores que influenciam a felicidade, mas já é um bom início. Qual será o seu?

Como criar relacionamentos positivos e duradouros?

Saber gerar empatia é competência requisitada para quem quer ter sucesso na carreira e na...
Leia o post completo

Sua empresa tem indicadores além dos financeiros?

Números financeiros são indicadores bastante pragmáticos e é fundamental que as empresas estejam atentas a...
Leia o post completo

Metade do ano, metade das metas cumpridas?

Sua empresa atingiu as metas para o primeiro semestre? O desempenho é positivo? Se não é o ideal ou está longe disso, ainda dá tempo de corrigir a rota?
Leia o post completo

Clique em uma das opções para entrar em contato conosco.

Dúvidas?

  • Sim, é uma empresa de consultoria e muito mais. Moldamos nestes mais de 20 anos uma metodologia que alinha diversas ferramentas de gestão de negócios ao desenvolvimento das competências das pessoas que efetivamente realizarão as atividades necessárias para a transformação da organização em direção aos objetivos esperados. Dessa forma, acreditamos cumprir nosso objetivo de promover a autonomia e criatividade no ambiente das empresas.

  • Quando estamos falando de projetos de Desenvolvimento Estratégico ou Educação em Ação, gostamos de montar uma equipe de trabalho que envolva a participação de colaboradores da Creativitas e principalmente do cliente. Esse time será responsável pelo projeto, tanto em sua fase de elaboração quanto na entrega. Acreditamos que o envolvimento de várias pessoas potencializam as ideias criativas, aceleram o processo de aprendizagem, engajam as pessoas da empresa nas soluções e criam resultados mais duradouros.

    Já no processo de coaching, por ser muitas vezes individuais, a relação se dá na construção da parceria entre o coach e o coachee (cliente). Quando for coaching de equipes, ela se estabelece entre o coach e a equipe como um todo.

  • Normalmente, nossos projetos são contratados pelo período necessário para a implementação dos seus objetivos. Esses prazos são combinados entre as partes. O que geralmente acontece é que acabamos construindo uma relação de confiança entre nós e os clientes o que torna comum seguirmos por um período mais longo para apoiar na implementação dos projetos ou para desenvolver outros que podem impactar nos resultados dos clientes.