Como criar relacionamentos positivos e duradouros?

Saber gerar empatia é competência requisitada para quem quer ter sucesso na carreira e na vida pessoal. É saber entender o que a outra pessoa está sentindo, sem que você tenha que sentir o mesmo (porém respeitá-la), e ela nasce do interesse pelo outro, em que um reconhece a autenticidade do outro, livre de julgamentos e críticas.

Mas afinal, como é possível em um mundo cada vez mais individualista, comunicar com clareza e verdade tudo aquilo que é necessário modificar ou se espera do outro? A resposta pode ser mais simples do que se imagina: estando aberto a ouvir o outro, estimulando a conversa, posicionando-se verdadeiramente, realizando a avaliação de ganhos e perdas da situação atual e futura e promovendo o olhar empático para a coletividade.

A natureza do encontro está relacionada à autenticidade das relações. Para tanto, é necessária a presença clara do “eu” que irá relacionar-se empaticamente com o outro. É, em outras palavras, reconhecer que a forma como o outro está vivendo ecoa em si próprio e, a partir disso, evoluir na relação.

Abaixo, reunimos pontos importantes para você, que deseja desenvolver a empatia e evoluir nas relações, encarando-as como um investimento no autoconhecimento para poder relacionar-se com o outro de forma verdadeira.

Como aumentar a empatia?

  • Seja curioso em conhecer pessoas
  • Desafie preconceitos e encontre pontos em comum
  • Experimente, ainda que de forma imaginativa, viver a vida da outra pessoa
  • Treine-se em ouvir e estar presente naquilo que realmente está acontecendo
  • Permita-se ser empático com aqueles que são muito diferentes de você
  • Amplie sua percepção para os movimentos de grupo – equipes, grupos sociais e movimentos de massa

Evidentemente, o desenvolvimento da empatia é um processo contínuo e, muitas vezes vai exigir mudanças e revisões de antigos paradigmas. É uma jornada cheia de reflexões e aprendizados sobre o outro, mas principalmente sobre você mesmo. O autoconhecimento é a grande chave para os relacionamentos empáticos porque só ele permite que você entenda e sinta profundamente o outro preservando o seu direito de discordar e respeitando a sua personalidade, a sua vontade própria, os seus valores.

Uma coisa é certa, os que estiverem dispostos, trarão para si melhora em todos os níveis de relacionamentos e inúmeros benefícios, como:

  • Estabelecer uma comunicação assertiva
  • Atuar com maior eficiência nos relacionamentos em grupo e times de trabalho
  • Manter ambientes coletivos mais equilibrados
  • Promover uma maior compreensão em relação ao outro
  • Possibilitar agir de forma mais consciente no direcionamento de colaboradores e equipes
  • Atuar de forma a apoiar as pessoas na solução de conflitos e dificuldades
  • Conviver bem com a vulnerabilidade e o improvável

E você, topa esse desafio?

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Dúvidas?

  • Sim, é uma empresa de consultoria e muito mais. Moldamos nestes mais de 20 anos uma metodologia que alinha diversas ferramentas de gestão de negócios ao desenvolvimento das competências das pessoas que efetivamente realizarão as atividades necessárias para a transformação da organização em direção aos objetivos esperados. Dessa forma, acreditamos cumprir nosso objetivo de promover a autonomia e criatividade no ambiente das empresas.

  • Quando estamos falando de projetos de Desenvolvimento Estratégico ou Educação em Ação, gostamos de montar uma equipe de trabalho que envolva a participação de colaboradores da Creativitas e principalmente do cliente. Esse time será responsável pelo projeto, tanto em sua fase de elaboração quanto na entrega. Acreditamos que o envolvimento de várias pessoas potencializam as ideias criativas, aceleram o processo de aprendizagem, engajam as pessoas da empresa nas soluções e criam resultados mais duradouros.

    Já no processo de coaching, por ser muitas vezes individuais, a relação se dá na construção da parceria entre o coach e o coachee (cliente). Quando for coaching de equipes, ela se estabelece entre o coach e a equipe como um todo.

  • Normalmente, nossos projetos são contratados pelo período necessário para a implementação dos seus objetivos. Esses prazos são combinados entre as partes. O que geralmente acontece é que acabamos construindo uma relação de confiança entre nós e os clientes o que torna comum seguirmos por um período mais longo para apoiar na implementação dos projetos ou para desenvolver outros que podem impactar nos resultados dos clientes.