Sua empresa tem indicadores além dos financeiros?

Números financeiros são indicadores bastante pragmáticos e é fundamental que as empresas estejam atentas a eles. No entanto, há outros fatores que atestam a saúde de uma empresa e, cada vez mais, eles precisam ser observados. Consumidores, clientes e colaboradores têm buscado estabelecer relações com empresas que tenham uma proposta de valor mais abrangente, que agregue sentido e responsabilidades com o coletivo e com o ambiente. Quando consumidores decidem retaliar uma empresa de moda que usa trabalho escravo, por exemplo, o recado que estão dando é que não importa o status ou o custo benefício que uma peça de roupa pode oferecer-lhes se o processo de produção não está alinhado a valores humanos essenciais. Isso acontece porque o acesso à informação empodera o público e lhes oferece melhores condições para escolher que produto comprar, que empresa respeitar, onde trabalhar.

A quais outros indicadores as empresas devem ater-se, então? Podem ser vários, apresentamos alguns deles:

Produtos e serviços

A quantidade vendida é um indicador quantitativo, mas se o público consome o que a empresa oferece, significa que suas necessidades estão sendo atendidas.

Inovação

Diz respeito à capacidade da organização em produzir inovações em produtos e processos ou modelos de negócios. É fundamental para a sobrevivência da empresa principalmente em momentos de intempéries externas.

Pessoas

São o coração de uma empresa. É preciso levar em conta o número de colaboradores, acidentes de trabalho, turnover, absenteísmo, satisfação dos colaboradores, clima organizacional. Além do desenvolvimento dos recursos humanos, com treinamentos e desenvolvimento de competências.

Cliente/ mercado

Número de clientes, participação no mercado, satisfação dos clientes e/ ou consumidores.

Patrimônio

Outro indicador a ser observado é o patrimônio, a capacidade fisica e de capital para realizar as atividades.

Sociedade

Quais os impactos da sua empresa no entorno? Aqui contam a abrangência das ações sociais e colaboradores engajados em ações de voluntariado.

Imagem

O reconhecimento do público externo: prêmios, avaliações e certificações recebidos pela empresa.

Clareza de onde a empresa pretende chegar

Cada indicador desses tem um objetivo, uma métrica e um controle específico. Eles devem ser claramente definidos, mesmo que sejam mais subjetivos. É preciso ter clareza sobre o que é necessário acontecer, observar e perceber. Aqui vão algumas dicas da Creativitas para se estabelecer e acompanhar essas metas:

  • Cada empresa deve selecionar um conjunto mais representativo de indicadores associados a seus objetivos estratégicos;
  • É preciso que a liderança defina as ações necessárias para acompanhá-las;
  • Estabelecer as metodologias de medição e acompanhamento é fundamental;
  • Também é importante ter um job description e um encarregado para os indicadores;
  • As equipes precisam estar comprometidas quanto aos objetivos.
  • É necessário fazer acompanhamentos conforme periodicidade estabelecida para cada indicador;
  • Os líderes precisam estar preparados para agir prontamente na correção de desvios.

Já pensou nos indicadores que podem ser incorporados ás metas da sua empresa?

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Dúvidas?

  • Sim, é uma empresa de consultoria e muito mais. Moldamos nestes mais de 20 anos uma metodologia que alinha diversas ferramentas de gestão de negócios ao desenvolvimento das competências das pessoas que efetivamente realizarão as atividades necessárias para a transformação da organização em direção aos objetivos esperados. Dessa forma, acreditamos cumprir nosso objetivo de promover a autonomia e criatividade no ambiente das empresas.

  • Quando estamos falando de projetos de Desenvolvimento Estratégico ou Educação em Ação, gostamos de montar uma equipe de trabalho que envolva a participação de colaboradores da Creativitas e principalmente do cliente. Esse time será responsável pelo projeto, tanto em sua fase de elaboração quanto na entrega. Acreditamos que o envolvimento de várias pessoas potencializam as ideias criativas, aceleram o processo de aprendizagem, engajam as pessoas da empresa nas soluções e criam resultados mais duradouros.

    Já no processo de coaching, por ser muitas vezes individuais, a relação se dá na construção da parceria entre o coach e o coachee (cliente). Quando for coaching de equipes, ela se estabelece entre o coach e a equipe como um todo.

  • Normalmente, nossos projetos são contratados pelo período necessário para a implementação dos seus objetivos. Esses prazos são combinados entre as partes. O que geralmente acontece é que acabamos construindo uma relação de confiança entre nós e os clientes o que torna comum seguirmos por um período mais longo para apoiar na implementação dos projetos ou para desenvolver outros que podem impactar nos resultados dos clientes.