Números financeiros são indicadores bastante pragmáticos e é fundamental que as empresas estejam atentas a eles. No entanto, há outros fatores que atestam a saúde de uma empresa e, cada vez mais, eles precisam ser observados. Consumidores, clientes e colaboradores têm buscado estabelecer relações com empresas que tenham uma proposta de valor mais abrangente, que agregue sentido e responsabilidades com o coletivo e com o ambiente. Quando consumidores decidem retaliar uma empresa de moda que usa trabalho escravo, por exemplo, o recado que estão dando é que não importa o status ou o custo benefício que uma peça de roupa pode oferecer-lhes se o processo de produção não está alinhado a valores humanos essenciais. Isso acontece porque o acesso à informação empodera o público e lhes oferece melhores condições para escolher que produto comprar, que empresa respeitar, onde trabalhar.
A quais outros indicadores as empresas devem ater-se, então? Podem ser vários, apresentamos alguns deles:
Produtos e serviços
A quantidade vendida é um indicador quantitativo, mas se o público consome o que a empresa oferece, significa que suas necessidades estão sendo atendidas.
Inovação
Diz respeito à capacidade da organização em produzir inovações em produtos e processos ou modelos de negócios. É fundamental para a sobrevivência da empresa principalmente em momentos de intempéries externas.
Pessoas
São o coração de uma empresa. É preciso levar em conta o número de colaboradores, acidentes de trabalho, turnover, absenteísmo, satisfação dos colaboradores, clima organizacional. Além do desenvolvimento dos recursos humanos, com treinamentos e desenvolvimento de competências.
Cliente/ mercado
Número de clientes, participação no mercado, satisfação dos clientes e/ ou consumidores.
Patrimônio
Outro indicador a ser observado é o patrimônio, a capacidade fisica e de capital para realizar as atividades.
Sociedade
Quais os impactos da sua empresa no entorno? Aqui contam a abrangência das ações sociais e colaboradores engajados em ações de voluntariado.
Imagem
O reconhecimento do público externo: prêmios, avaliações e certificações recebidos pela empresa.
Clareza de onde a empresa pretende chegar
Cada indicador desses tem um objetivo, uma métrica e um controle específico. Eles devem ser claramente definidos, mesmo que sejam mais subjetivos. É preciso ter clareza sobre o que é necessário acontecer, observar e perceber. Aqui vão algumas dicas da Creativitas para se estabelecer e acompanhar essas metas:
Já pensou nos indicadores que podem ser incorporados ás metas da sua empresa?