O que é Coaching?

É uma parceria estabelecida entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) em um processo criativo e instigante que tem como objetivo potencializar transformações significativas na vida dos líderes, das equipes ou das pessoas em direção aos seus objetivos e metas.

Coaching

Processo de desenvolvimento humano focado em potencializar indivíduos ou grupos para alcançarem resultados em um curto período de tempo.

Para nós, o processo de coaching é uma jornada de conscientização, aprendizagem e ação que busca transformar as escolhas e decisões das pessoas em comportamentos efetivos que assegurem o alcance dos objetivos e metas.

Por isso, potencializar transformações tem para nós o fim de promover a autonomia das pessoas que passarão a atuar como protagonistas em suas áreas de atuação – profissional ou pessoal.

Para tanto, estimulamos em nossa metodologia a integração das quatro dimensões do Ser – Essencial, Mental, Emocional/Social e a Física – para a realização plena da potencialidade de cada um ou de cada equipe.

Qual é o Coaching ideal para mim?

  • A partir de um olhar sistêmico da organização, o coaching executivo propõe o desenvolvimento de empresários e executivos para uma melhor conciliação de metas e interesses individuais com os objetivos da organização e/ou incremento de performance. Desenvolve-se pessoas de grandes resultados.

  • O Coaching organizacional é direcionado para os objetivos organizacionais, no qual, cada interação considera simultaneamente a organização e o executivo. Além de integrar liderança, gestão e aprendizagem organizacional, este modelo é um importante instrumento de gestão da mudança, atuando sobre a cultura da organização à longo prazo e obtendo níveis superiores de desempenho à curto prazo.

  • Indicado para um aprimoramento profissional, as intervenções do coaching para liderança visam questionar o conhecimento de si mesmo e, principalmente, desenvolver as competências para administrar as mudanças organizacionais e produzir resultados eficientes.

  • Voltado para potencializar resultados nas dinâmicas das equipes. Visa aprimorar as relações intra e/ou intergrupais (equipes) para ampliar resultados, garantir maior efetividade e interação aos objetivos da organização. Trata-se da construção de um espaço criativo onde os indivíduos potencializam suas melhores soluções para o desenvolvimento de equipes de alta performance.

  • Programa de Coaching especialmente estruturado para apoiar os sucessores de uma organização na conciliação dos interesses pessoais, da empresa e da família, a fim de construir as competências necessárias para o caminho sucessório e assegurar seu posicionamento na estrutura da organização.

Dimensões do Ser

Essencial: trata-se de uma reflexão existencial; a busca por um sentido, o propósito da vida.

Mental: remete-se a visão de futuro, os sonhos, esperanças, desejos, objetivos ou planos. Contempla o Eu e o Outro.

Emocional e Social: relaciona-se as motivações, entusiasmos, otimismo. Nossas conexões emocionais pessoais e relacionais com ou outros.

Físico: orienta-se pela
capacidade de executar,
fazer, acontecer e agir.

Clique em uma das opções para entrar em contato conosco.

Dúvidas?

  • Não temos dúvidas que coaching traz inúmeros benefícios para a sua empresa, assim como para os líderes ou equipe que vivenciam o processo.

    Segundo pesquisa realizada em 2016 pelo ICF em parceria com a HCI (Human Capital Institute), os resultados dos processos de coaching foram principalmente observados em:

    • Incremento da performance
    • Desenvolvimento das equipes
    • Aumento do engajamento dos profissionais
    • Melhoria no relacionamento interpessoal
    • Rápido desenvolvimento da liderança.
  • Os motivos que levam as pessoas a procurarem um processo de coaching são bem variados, sendo que fundamentalmente elas buscam mudanças que contribuirão com o alcance de seus objetivos profissionais ou pessoais.

    Os temas até podem ser parecidos, mas os significados, as expectativas, o caminho a ser realizado, o processo de aprendizagem, de transformação e as metas de cada processo são individuais, únicos.

    Em geral, as questões dos processos podem focar no aprimoramento da performance individual ou de equipes, no desenvolvimento de competências, comportamentos ou habilidades. Ou então, em elaborar novos objetivos profissionais ou pessoais, estabelecer uma visão de futuro, expandir as oportunidades de carreira ou aprimorar a visão das estratégias do negócio. Há também aqueles que buscam aprimorar suas relações com os outros e consigo mesmo, ampliar suas habilidades enquanto líder ou balancear a vida profissional e pessoal. E finalmente, os que querem conectar-se com o sentido da vida, com seu propósito.

    Ao final, o cliente atinge o resultado esperado para o processo como também encontra um bem ainda maior – encontra a si próprio.

  • Existem alguns sinais qualitativos e quantitativos que indicam a necessidade de um processo de Coaching de Equipes. Podemos destacar alguns:

    Quantitativos: baixa performance nos resultados; atrasos na entrega de projetos; níveis de reclamação de clientes externos e internos; baixos índices de inovação, aprendizados organizacionais e individuais, entre outros.

    Qualitativos: baixa capacidade na solução de conflitos; falta de habilidade para trabalhar individualmente e coletivamente; falta de alinhamento entre os membros da equipe quanto a objetivos, metas e propósito; baixo engajamento e envolvimento; falta de habilidade na comunicação intra equipe e inter equipes, entre outros.  

    É importante ressaltar que o desenvolvimento de equipes efetivas ou de alta-performance demanda a existência de elementos culturais organizacionais que darão a elas empoderamento e sustentabilidade.

    O apoio do Coach, neste sentido, busca diagnosticar o contexto geral e apoiar na estruturação das condições para a efetividade das equipes na organização.